Leite Psicodélico (Tensão superficial)
Material
Leite;
Um prato;
Corantes alimentícios;
Detergente líquido.
Procedimento
Coloque o leite no prato;
Adicione gotas dos corantes alimentícios de diferentes cores no leite;
Logo após, pingue uma gota de detergente líquido.
Como isso funciona?
O efeito causado pelo detergente se deve à quebra da tensão superficial. Essa tensão dificulta a mistura do leite com o corante, mas o detergente é um agente tensoativo, que é capaz de quebrar essa tensão superficial que impede o corante de se dissolver no leite. Com a tensão quebrada, leite e corante começam a se misturar loucamente.
Dicas
Você também pode usar um palito de dente ou um cotonete para misturar, basta mergulhar a ponta do objeto no detergente antes de colocar no leite.
Sugestões
Esse é um bom experimento para realizar em qualquer lugar que você consiga os ingredientes, é muito legal até mesmo para brincar sozinho/a.
Curiosidades
Essa ação do detergente pode ser entendida no processo de retirada da gordura das louças. O detergente é constituído por moléculas com longas cadeias carbônicas apolares e uma extremidade polar.
Visto que possui uma parte apolar e uma polar, o detergente é capaz de interagir tanto com a gordura como com a água. A extremidade polar interage com a água e a cadeia longa apolar interage com a gordura, formando pequenos glóbulos, chamados de micelas.
Nas micelas, a parte apolar fica voltada para a parte interna do glóbulo em contanto com a gordura, e a parte polar fica voltada para a parte exterior, em contato com a água. Dessa forma, quando se “arrastam” as micelas de detergente, removem-se também a gordura junto, pois ela estará aprisionada na região central da micela.